Quanto cobrar por um Publipost

by - abril 17, 2018

publipost e publieditorial

Sei que muitas blogueiras tem esse problema: não sabem quanto cobrar por um Publipost, tanto no blog, quanto no Instagram, por exemplo. Como já trabalho com blogs e redes sociais há muito tempo, vou deixar aqui alguns comentários que acho importante fazer sobre quanto deve ser cobrado por um Publipost em alguma rede social.

Para os que estão começando um blog agora, um Publipost é um tipo de Publieditorial. É a criação de conteúdo em alguma rede social feita em parceria com alguma marca ou empresa, com fins de publicidade.

Mas vamos ao que interessa: quanto cobrar? Primeiro vale dizer que publicidade de nenhum tipo é algo barato. Custa caro, e pede, muitas vezes, por uma equipe grande e muitas horas de trabalho. Então por que nós, que temos também um trabalhão criando bom conteúdo diariamente, tirando fotos, preparando vídeos, etc., deveríamos aceitar fazer um Publipost por um valor baixo ou de graça?

Já passei por isso muitas vezes com meu blog antigo: muitas empresas querem tirar vantagem dos blogs e não entendem que blogar é sim um trabalho. Dito isso, o que se deve levar em conta para calcular quanto devemos cobrar por um Publipost?

1. A quantidade de seguidores que você tem nas suas redes sociais, especialmente naquela que você considera sua principal.
2. Mas não é só a quantidade de seguidores que conta. O engajamento desses seguidores é um outro fator. Não adianta nada ter um milhão nas suas redes sociais se só duas pessoas clicam no que você posta. Existe, por exemplo, um calculador de engajamento do Instagram, o Instagram Money Calculator, que vocês podem usar para isso.

Daí calcular os valores se torna relativamente fácil: quanto maior o engajamento e maior o número de seguidores, mais você deve cobrar. Mas e quanto aos blogs menores? Fica aqui a minha dica: não façam Publiposts de graça nem por valores muito baixos. Lembrem-se que vocês não estão só vendendo um post, estão vendendo sua imagem e a estão linkando com o produto e com a marca! E isso é sério!

Muitas marcas também oferecem permutas por posts: acho isso interessante porque sempre gera material para postar no blog e isso é uma boa. Mas, novamente, não vendam a imagem do blog. Façam resenhas honestas daquilo que recebem e deixem bem claro no blog que aquilo se trata de um Publipost.

 Espero que o post tenha dado uma luz sobre o quanto vocês devem cobrar por um Publipost. E lembrem-se, permaneçam verdadeiros consigo mesmos e sempre sendo honestos com seus seguidores. Isso é o mais importante!



You May Also Like

6 comentários

  1. Arrasou no post amore. Xeruuh

    www.kleidenaira.com.br

    ResponderEliminar
  2. Love the info in this post. Staying true to yourself is definitely key.

    www.fashionradi.com

    ResponderEliminar
  3. A maioria dos meus posts eu não coloco que é publicidade, sempre achei que ficasse forçado ou até feio. Mas bom saber que é necessário demarcar, foi editar tudo que foi publipost e deixar isso claro. Amei essa dica e a do calculador do insta.

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Gaby!
      É super importante colocar que é um publi como disclaimer, que é um aviso legal. Eu sempre coloco, por exemplo, que é um post pago mas que tudo que está contido ali é minha opinião honesta. Até mesmo no insta vale a pena colocar ;)
      E isso ainda vale mais porque as marcas visualizam o post e ficam sabendo que você trabalha com publis e entram em contato!

      beijinhos!

      Eliminar