Este é o segundo post da série em que ensino um pouquinho de SEO para que vocês possam ter mais visitas no blog, vindas de buscas orgânicas, ou seja, através dos mecanismos de busca, como o Google. Eu sei que no começo pode parecer que é muita coisa e que são muitos os fatores que influenciam na otimização de um site ou blog: mas fiquem calmos! Com o tempo você vão pegando o jeito e, garanto, essas dicas ajudam muito! Para quem não leu o primeiro post, "Como ter mais visitas no seu blog! Aprenda SEO!", passem lá, porque vai ajudar muito também!
Estávamos falando dos fatores On Page, que ajudam a melhorar o conteúdo do seu blog aos olhos do Google. Então vamos lá então!
Como Criar um bom Conteúdo
O que o Google procura basicamente é conteúdo de qualidade. Mas o que isso quer dizer e como ele consegue identificar esse tipo de conteúdo? É bem simples, olha só: o que o algoritmo dele usa para decidir se um site é ou não um bom site são alguns aspectos mais práticos que podem ser mensurados de maneira indireta, como por exemplo os fatores abaixo:
1. Tempo de permanência numa página e no site. Quanto mais tempo as pessoas passam lendo seu conteúdo e vendo suas páginas, mais o seu site parece um bom site para o Google. Isso porque esse fator quer dizer que esses leitores estão encontrando o que estão procurando e querendo ler o que você escreve. Foque sempre então em criar conteúdo de qualidade!
Copiar conteúdo nunca é uma boa estratégia, ainda mais se seu site é considerado menor do que o site do qual o material foi copiado, porque você será sim penalizado no ranqueamento. Mesmo dentro do seu próprio site, nunca copie uma outra página, pois isso cria o chamado Wrong Canonical , que deve ser consertado: altere palavras, acrescente novas informações e links, mude imagens, etc., ou crie uma página que deverá ser codificada para ser o link canônico. Assim seu site será melhor visto pelos mecanismos de busca!
2. Links internos entre posts de um blog, por exemplo, ajudam muito a aumentar o tempo de permanência em um site. Colocar links para conteúdos parecidos dentro do seu próprio site é uma boa estratégia. Isso ajuda também para que o crawlers do Google consigam mapear melhor seu conteúdo, o que é sempre uma boa!
Vale lembrar que uma qualidade de um bom site é essa de permitir que o Google indexe os conteúdos, e linkar os conteúdos similares ajuda os mecanismos de busca a entenderem o que é similar e o que não é dentro do seu site. Blogs e lojas com os famosos “Posts Relacionados” (como tenho ali embaixo, no final do post) ou “Produtos Relacionados” tem uma boa vantagem neste aspecto.
Outro detalhe que é importante mencionar é que a estrutura do seu site deve ser piramidal. Isso quer dizer que as categorias devem ir das mais importantes (com as palavras chaves mais expressivas do seu site), para as de menor importância. Se sua categoria principal é, por exemplo, “Dicas de Beleza”, relativamente bastante procurada e de baixa/média competição, uma subcategoria dela poderia ser, por exemplo, uma marca como “Avon” ou “Natura”. Desse modo seu site apresenta uma pirâmide de conteúdos, o que facilita a indexação desses aspectos do site. Agora, se um post seu tem muitas visualizações, vale a pena subi-lo de categoria. Assim o Google percebe que ele tem maior importância e altera seu mapa para dar mais valor ao post com mais expressão. Isso é algo mais fácil de fazer no Wordpress, que separa os marcadores entre "Categorias" e "Tags", diferentemente do blogspot, que permite apenas tags.
3. Breadcrumbs são outro aspecto importante para que seja mais fácil indexar seu site. Para quem não sabe o que é, são aqueles caminhos que costumam aparecer no topo da página, como "Início>>Beleza>>Meu batom Favorito", por exemplo. Eles ajudam o Google a visualizar o mapa do seu site e isso, muitas vezes, resulta em maior ranqueamento. Para colocar breadcrumbs no blogspot, é necessário entender um pouquinho de html. Mas se quiserem, ensino num próximo post!
4. Atualização de Conteúdo também é um aspecto importante. Quanto mais você atualiza seu site, mais crawlers passam por lá para atualizar seu mapa de site. Mas atenção: nunca troque qualidade de conteúdo, que já vimos ser extremamente importante, por mais atualizações. Para um blog, por exemplo, um ótimo post por semana vale mais para o Google do que posts de baixa qualidade todos os dias! Se seus leitores esperam atualizações sempre, tente ao máximo seguir as dicas de otimização de conteúdo que dou aqui para garantir que seu site não seja penalizado.
5. Número de palavras. Quanto mais palavras, melhor. O Google gosta de conteúdo e nada menos do que 300 palavras é muito interessante para um post de blog, por exemplo. Em sites com posts com menos de 300 palavras, o Google, muitas vezes, nem mesmo permite que seja colocado o Ad Sense por “falta de conteúdo”. Vale a pena pensar nisso!
6. Posicionamento das palavras e títulos. O Google gosta de coisas simples: títulos expressivos que mostrem bem do que se trata o post, e com menos de 70 caracteres e mais de 40. Outra coisa que conta muito é a repetição de palavras chave, que devem estar inclusive contidas no título e durante o texto, e devem ser cerca de 1,5% do conteúdo total (devem aparecer de 3 a 6 vezes em um post com 300 palavras). É a partir desses detalhes que o Google consegue identificar que seu texto está realmente falando daquilo que está no título e ele entende que o texto é coerente com a proposta. É necessário também que esta palavra chave apareça no primeiro parágrafo do seu conteúdo e em ao menos um subtítulo H1 ou H2. Essa separação de conteúdo por meio de subtítulos é muito bem vista pelos mecanismos de busca!
Tendo sempre tudo isso em mente, não se esqueça que você escreve, primeiramente, para um humano e não para uma máquina: o Google tem sim suas exigências, mas nós humanos adoramos ironias, textos bem escritos e títulos emblemáticos. Tente sempre unir as duas coisas: essa é a melhor estratégia!
7. Tags Alt de Imagem. Imagens são um problema para o Google e, para que ele consiga identificar do que elas se tratam já que ele não tem olhinhos, é necessário que as nomeemos. As imagens têm então atributos chamados Títulos e Textos Alternativos , que são os locais em que os mecanismos de busca procuram informações que permitam indexá-las. Usar a palavra chave que você está utilizando no seu conteúdo é a melhor estratégia para este quesito. Para colocar um título e um título alternativo no blogspot basta clicar em "propriedades da imagem" e adicionar por lá! Super fácil!
8. Palavra chave no URL da página também é um fator muito importante para o Google. Não se esqueça disso! Um dica é retirar as chamadas Palavras de Parada (no, do, na, da, etc.), que não são necessárias para a indexação. Lembrando que, algumas vezes, dependendo da palavra chave escolhida, essas palavras de parada são sim necessárias, porque fazem parte do que nós humanos procuramos no Google. Por isso é importante entender o comportamento do seu público alvo!
9. Incluir o nofollow em links que direcionem para sites que não são bem vistos pelo Google é uma outra estratégia muito usada. Isso é necessário porque, ao colocar um link de um site pequeno em termos de posicionamento, o Google automaticamente irá te relacionar com este site, o que fará com que você perca ranqueamento. Para inserir o nofollow no blospot, basta selecioná-lo quando o link for adicionado.
É muita coisa, né? Mas vá com calma, você vai conseguir entender tudinho com o tempo. No próximo post "Como escolher as palavras chave para seu post", ensino a escolher sua palavra chave para usar em um post!


0 comentários