Minha transição capilar!

by - abril 11, 2018



cabelos cacheados

Tenho tentado me aceitar, sabe? Aceitar que não sou uma pessoa padrão em nada na minha vida. Sou historiadora e maquiadora (uma coisa nada a ver com a outra), quando sei que meu pai se orgulharia mais de mim se eu tivesse feito direito ou medicina. Não sou alta, nem super magra. Sou ansiosa, e lidar com isso tem sido difícil (para quem não leu meu post "Parem de romancear a ansiedade", cliquem no link). E não tenho o cabelo lisão e lindo da minha irmã. Tenho meu cabelo cacheado e meio ondulado -o que depende do dia e do humor do meu cabelo -e, sabe, tenho até achado que ele fica melhor em mim do que aquele cabelo liso que eu usava antes.

Acabei começando a minha transição capilar há dois anos, quando acabei fazendo meu BC (big chop) meio que forçada: cheguei em Portugal platinada, tendo que retocar a raiz e o cabeleireiro de lá, que se tornou um querido na minha vida, acabou me convencendo a cortar curtinho! E foi aí que tudo começou.

Eu me sentia horrível com aquele cabelo super curto, mas não tinha mais nada que eu pudesse fazer. Então esperei crescer, pintei de castanho escuro, quase preto e deixei o cabelo crescer totalmente virgem: sem progressiva, sem alisamento nenhum, sem mais nenhuma tintura, ou sem nenhuma outra química. E foi assim que comecei minha transição capilar.

Para quem não tem tanta familiaridade com o assunto, vamos lá: transição capilar é quando nós cacheadas e onduladas decidimos voltar a ter nosso cabelo sem químicas que alisem os fios. E para isso, fazemos uma transição, do liso para o cacheado ou ondulado. Não é nada fácil, porque é uma transição psicológica também, e quem passou por isso sabe muito bem. Vejo muitas meninas desistindo, mas se você está lendo o post, não desista! Você vai ver como vai te fazer bem ter seu cabelinho natural! É uma delícia!

Descobri nesse meio tempo que os cabelos tem curvaturas, que dependem da quantidade de pontes de enxofre que seu cabelo tem, já que, de uma maneira resumida, são elas que criam os cachos. Meus cachos são 2c e 3a, dependendo do dia e da finalização. Se você ainda não sabe o seu tipo de cacho não se preocupe, isso é super normal: às vezes os fios estão desidratados e daí fica difícil de dizer qual é o tipo de cacho ou então, se você fez o BC e acabou de começar a transição, é necessário esperar um pouco mais para descobrir sua curvatura.

O legal é que a maioria dos produtos para cacheadas e onduladas tem um esqueminha na parte de trás com as curvaturas para qual são destinados. Aí fica bem mais fácil para identificar quais marcas e produtos são legais para o seu cabelo.

Sei também que muita gente com os fios ondulados confunde essa curvatura com a lisa, e acaba achando que os fios são um "liso esquisito". Se você tem esse tipo de liso, com muito frizz, que fica marcado com facilidade, provavelmente seu cabelo é ondulado. Vale a pena dar uma olhada em finalizações específicas para o seu tipo de cabelo!

cabelos cacheados


 Outra coisa que vale mencionar são as finalizações, que deixam os nossos cabelinhos mais lindos ainda! Vou falar de duas aqui!

1. Para quem não conhece ainda, a fitagem é uma das finalizações mais famosas para as cacheadas e onduladas. Basta ir separando mechas dos seus cabelos e ir aplicando produtos finalizadores específicos em cada mecha (eu gosto de usar um leave in ou uma gelatina, ou os dois). Depois disso, é só amassar um pouco os fios e esperar secar ou secar com difusor (ou peneira, daquelas de cozinha mesmo!). Lembrem-se que mechas maiores criam cachos mais soltos e mechas menores cachos mais definidos.

2. Dedoliss é quando a gente separa o cabelo em mechas e enrrola com os dedos, como se fosse um babyliss. A mesma regra vale: aplicar produtos finalizadores e separar as mechas de acordo com o tamanho dos cachos que vocês querem. Para cachos mais soltos, mechas maiores, e para cachos mais definidos, mechas menores.

Mais uma dica para as cacheadas e onduladas: fazer um cronograma capilar é sempre uma boa ideia para manter os fios hidratados e sem frizz! Querem saber um pouco mais sobre o Cronograma?Leiam meu post sobre "Cronograma capilar"!

You May Also Like

0 comentários