Blogger ou Wordpress?

by - abril 13, 2018

blogger ou wordpress


Muita gente tem dúvidas sobre qual plataforma escolher na hora de criar um blog. A gente sempre quer que o nosso blog fique o mais profissional possível e, como já trabalho há muito tempo, tanto como blogueira, como web designer, vou contar algumas coisinhas para vocês sobre o que é melhor: blogger ou Wordpress.

1. Servidores: para quem não sabe, uma das mais importantes diferenças é que existem dois tipos de Wordpress: o Wordpress.com e o Wordpress.org. O primeiro, é hosteado pelo próprio Wordpress, mas não permite que sejam adicionadas muitas linhas de códigos e plugins, que, convenhamos, fazem toda a diferença. Já o Wordpress.org é uma plataforma self hosted, o que significa que você terá que contratar uma hospedagem. Dependendo de qual servidor você escolher, dá até para pagar bem pouquinho mesmo. Existem até alguns servidores finlandeses de graça, é só saber procurar. Mas já vai a dica: muitas vezes o servidor cai (se não for um VPN, um servidor privativo, que costuma ser bem caro), e ficar esperando no chat para resolver essas questões pode demorar muitas horas, e, mais ainda, é bem capaz que apenas "abram um ticket" com o seu problema, ao invés de resolvê-lo na hora.
O blogger, por sua vez, é hosteado pelo próprio Google e, gente, nunca vi um servidor deles cair, tá?

2. Personalização: o que mais adoro no wordpress.org é maleabilidade! Existem um milhão de temas, inclusive temas de graça, que podem deixar seu blog incrivelmente lindo! E existem os plugins, que são linhas de código de terceiros, que você pode acrescentar ao seu site, que podem ajudar a personalizar seu blog te ajudando com coisas como SEO, listas de e-mails, pop ups... enfim, um mundo de coisas. Dito isso, tem muita coisa que exige mais experiência na área e, se você quiser um bom blog no Wordpress.org e não entender de linguagens de computador ou web design, vai precisar contrara um profissional.
O blogger também permite fazer muitas adaptações. Existem muitos temas de graça por aí, mas saber instalá-los pede por um pouco mais de conhecimento em html. Não existem plugins, mas temos o Goggle Analytics, que nos dá dados super importantes para nos mantermos a par das estatísticas do site, e gadgets, que são adicionados facilmente através da parte do Layout do blogger. Outra coisa que vale mencionar é que o blogger já está diretamente conectado com o adsense, um ótimo jeito de conseguir um dinheirinho a mais.

3. Profissionalismo: vou ser sincera, não concordo muito com o que todo mundo fala sobre um blog no wordpress.org ser mais profissional do que um blog no blogger. Gosto muito do all knowing google, que tem servidores que não caem e gadgets fáceis de adicionar. Também gosto muito dos layouts mais simples do blogger e, fica a dica para quem está começando com um blog agora, consegui minha parceria com a Levi's quando eu tinha um blog bem simples no blogger que não tinha nem domínio, hein! O que vale é o seu trabalho, seus posts e a qualidade do que você faz. O resto são detalhes!

Então por que voltei para o blogger e ainda estou sem domínio? Porque o blogger por enquanto dá conta de tudo o que preciso e com tão pouco conteúdo ainda (sim, abandonei meu blog antigo, quero um novo começo!), vou manter o blog o menos custoso possível. Isso é uma coisa que  agente tem que aprender a colocar na balança. Depois, existe sempre a possibilidade de criar um blog no Wordpress.org e exportar todo meu conteúdo daqui para lá. Mas não sei ainda se vou me manter no blogger... Vamos ver o que acontece!


You May Also Like

0 comentários